<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/31919265?origin\x3dhttp://opatinhoamarelo.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>

O Patinho Amarelo

Pernóstico, Sádico e Sarcástico

Chávez contrata Girafales para Ministro da Educação da Venezuela

Foi divulgado no site da globo (G1) uma reportagem com titulo bastante interessante, "Chávez ameaça nacionalizar escolas particulares na Venezuela". Preparei-me como pude para a crise de riso.
Chávez pediu que a sociedade não admitisse que os colégios particulares trabalhassem sem a inspeção do Estado nem a subordinação ao curriculo educacional. Chávez também ameaçou dizendo que, os colégios particulares que não se subordinarem a esses requisitos serão fechados ou serão nacionalizados. Para terminar o repórter denúncia, "Chávez é acusado, pela oposição, de doutrinar os jovens com a ideologia socialista".
Não sei nem como começar uma crítica a esta patética reportagem. Os colégios particulares no Brasil devem se subordinar ao curriculo escolar do Estado e à inspeção do mesmo, óbvio. Me surpreendo como a Venezuela poderia ser diferente (Antes de Chávez). Aqui no Brasil, teoricamente, caso o colégio particular não cumpra com os requisitos do MEC (Ministério da Educação) este é fechado. (Ponto). Acho inclusive a ideia da nacionalização uma boa! Ao invés de construir colégios em outros terrenos, aproveitava-se o terreno das escolas particulares fechadas; menos gastos na construção de novas escolas, ótima infra-estrutura e menor expansão horizontal das regiões urbanas, tão problemática para a sociedade.
Já o fato de Hugo Chávez doutrinar criancinhas com a ideologia socialista não é surpresa pra ninguém. Se essa doutrinação é sobre questões de solidariedade, coletividade e justiça social, acho inclusive interessante. O que a mídia não citou é a intensa doutrinação neoliberal nas escolas particulares venezuelas, doutrinação desta oposição que em 2001 tentou dar um golpe militar a la 64 (Brasil) ameaçando bombardear o palácio presidencial com todo mundo dentro a la Pinochet (73) se Chávez não se rendesse. Não viajemos muito longe. Não é possivel deixar de perceber a intensa doutrinação mercadológica das escolas particulares brasileiras. Como no Brasil o melhor é não ter ideologia nenhuma, ter ideia nenhuma, ter nenhum senso crítico, a doutrinação é o utilitarismo e o treinamento para trabalhar quieto. O Brazilianization , que consiste na capacidade de viver em condições de desigualdade social e miséria intensas sem entrar em colapso social ou em guerra, é a doutrina de toda uma sociedade e de todo o sistema de ensino no Brasil; seja público ou seja particular.
Sendo assim, mais uma vez, a mídia tenta criminalizar um ato da tríade demoniaca - Chávez, Moralez e Castro. Criminalizar sem refletir sobre coisas iguais ou piores, presentes em nossa nação é uma profunda estupidez, um crime. No mais, Chávez vai conseguir o que ele deseja (Querendo a direita ou não); ele vai nacionalizar a educação (tendo como ministro da educação o Prof. Girafales), vai amarrar a burguesia venezuela (sem destrui-la) e vai passar vinte ou trinta anos no poder, caindo junto com Fidel Castro (Ainda vivo) em um golpe militar na América Latina feito pela nova super potência, Bêrmudas, país liderado pelo terrorista Osama Bin Laden. Até lá, fica a promessa de uma missão patinho à Venezuela para ver o que realmente está acontecendo por lá, aguardem...

Assistam a reportagem clicando AQUI

Para quem quiser saber mais sobre o Golpe da Venezuela em 2001, assistam aqui o documentário, "A Revolução Não Será Televisionada".Trata-se do maior furo de reportagem que já vi. Documentaristas irlandeses viajam à Venezuela para documentar as intensas transformações sociais decorrentes da recente escolha de Hugo Chávez para presidente. Estes que sem querer presenciam o golpe da direita ocorrendo! Fantástico. Vale a Pena. O filme está dividido em dez partes de dez minutos cada.

Galileu Fikaporay.
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »

9:53 AM

Vou acompanhar as notícias para levar meus sobrinhos pra estudar nas escolas nacionalizadas, com doutrina socialista e com o Professor Girafales de ministro =]    



10:28 AM

Doutrinação...

Bem, não faço mesmo a mínima idéia de como anda o sistema educacional da Venezuela. Mas não me apetece a idéia de uma "educação socialista" assim como também não uma "educação capitalista". Taí uma conclusão que cada um deve tirar por si.
Agora, Galileu, fiquei curiosa pra saber como seria uma doutrinação neoliberal.

Ps.: Enquanto isso a gente aqui sofrendo pra n perder a Universidade pra o sistema privado...

Ps2.: Convoco as moças do ME pra falar sobre a possível greve... :P    



12:07 PM

M.F,
A doutrinação do movimento neoliberal é justamente o que tivemos em nosso colégio. (Ponto). Sutil e mercadológica. No final, saimos todos com uma visão do neoliberalismo que na realidade não consiste na realidade. Assim como, na Venezuela as crianças devem sair com uma visão do socialismo deturpada, caso Chávez queira que elas pensem que a Venezuela é um modelo socialista real...ainda não é.
Mas escreverei um artigo brevemente sobre meus estudos do liberalismo e neoliberalismo e sobre a doutrinação das escolas e do mercado a esta ideologia que, totalmente ilogica e inconsistente, porém, presente na raiz de nossa sociedade.    



4:42 PM

Sutil e mercadológica...

Bem, bem, essa nossa história com o neoliberalismo anda rendendo ein? hehehe
Mas vou fazer assim, espero seu proximo post entaum.
:*    



» Postar um comentário