<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d31919265\x26blogName\x3dO+Patinho+Amarelo\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://opatinhoamarelo.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://opatinhoamarelo.blogspot.com/\x26vt\x3d3374176548130488043', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

O Patinho Amarelo

Pernóstico, Sádico e Sarcástico

CRITICA SENTIMENTAL: Cannibal Holocaust!

Estava eu fazendo um curso de cinema digital e ao mesmo tempo, desenvolvendo pesquisas no campo do cinema de horror e descobri este grande filme - A capela cistina do cinema de horror.








Cannibal Holocaust é simplesmente um filme aterrorizador. Proibido na época (anos 80) em boa parte dos paises e repudiado pela imensa maioria dos habitantes do planeta terra, o filme retrata o terror em um território inóspito (Inferno Verde) cercado por duas tribos de canibais vorazes. Mas no fim, o filme é, em suma, uma critica a um canibalismo muito pior e mais desumano do que o de qualquer povo que assim se comporte na mesa - o canibalismo do homem sensasionalista! Homo Sapiens Panis et circenses.
O filme possui um cinismo genial, bem dosado. As cenas de suspense são muito bem construidas tornando boa parte do filme, um thriller investigativo de peso, muito mais forte do que aquela outra parte, parte pela qual o filme ficou famoso - Carnificina, Estupros, Mutilação, Escatologia, Sexo Explicito, Nudez,Canibalismo e, para o delirio dos lunáticos, Empalamentos.

Ruggero Deodato - Diretor - dosa algumas cenas que são feitas com efeitos especiais clássicos dos filmes B - Toscos - com algumas cenas de tão extremado poder que, em alguns momentos, duvidei que tudo aquilo fosse encenação. Desconfiança igual a própria justiça que, reza a lenda, intimou o diretor a provar que as cenas não tinham sido feitas de verdade.

Apresentados todoso os atores (vitimas) do filme, salvos mas não muito sãos, o filme ficou empoeirado nas estantes de raras videolocadoras e nos porões de quarteis policiais, por muitos e muitos anos.

Agora, o filme ressurge. Com toda a sua força e a mensagem de que no final das contas, somos todos canibais. Somos adoradores da escatologia, da violência e por nossos habitos, sacrificamos o outro para o nosso prazer (e sucesso). A desumanidade dos "civilizados" em relação aos "primitivos comedores de gente", é o ponto principal.

Este filme é único. O que foi feito nele, jamais será feito novamente com tanta liberdade. O filme é um sacrificio pessoal e artistico para transmitir uma mensagem importantissima. Uma das mais incriveis que já presenciei. Posso parecer maluco! Mas em meio ao sangue, encontrei a pus, quero dizer, a luz.

No final, as pessoas que assistem o filme, motivados pelo canibalismo próprio, só conseguem enchergar o sangue, o estupro, o assassinato e, claro, os empalamentos. A esses individuos, o diretor deixou a mensagem final do filme. Aos que viram o filme por todo o seu lado critico e seu suspense - que corresponde a mais de 70% do filme - o filme não é só um clássico do horror, mas também - NÃO ME MATEM! - um clássico do cinema humanístico. Fica uma sensação leve de que somente com os anos as pessoas entenderão a real mensagem do filme. Para o bom entendedor do filme, cabe um pouco de pacifismo. Não é a toa. Fica assim a necessidade de nos tornemos melhores, porque somos iguais ao que sempre fomos em toda a nossa história social; Canibais, assassinos e sanguinários.

A cada dia que se passa, mais uma pessoa redescobre este filme. Filme este que impressiona por seu realismo e, com certeza, por sua aguda sensibilidade à condição humana. Uma clássico! Um mal necessário.












Vai algumas fotos legais:




















| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »

» Postar um comentário