<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d31919265\x26blogName\x3dO+Patinho+Amarelo\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://opatinhoamarelo.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://opatinhoamarelo.blogspot.com/\x26vt\x3d3374176548130488043', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

O Patinho Amarelo

Pernóstico, Sádico e Sarcástico

Civilização Perdida..

A civilização urbana, na qual procriamos, está perdida. Somente os índios têm a opção de ajudar a sua comunidade, que não é a mesma da nossa. Isso não é loucura, e sim, a afirmação possível, decorrente da análise do questionário socioeconômico emitido aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio – o ENEM.
Além de fazerem perguntas até muito pessoais, que poderiam muito bem serem feitas por uma assaltante qualquer que desejasse conhecer o assaltado, como, quantas geladeiras você tem em casa?, quantos automóveis?, o que a sua mãe faz?, outras perguntas chocam por sua inutilidade ou falta de senso. “Você se considera racista?” é uma pergunta bastante perigosa de se responder, primeiro porque racismo é crime, segundo que na mesma folha que você responde, consta seu nome e endereço.
Porém, o mais interessante, são as alternativas dirigidas a membros de comunidades indígenas. "Eu moro em comunidade indígena", "Estudei em uma escola de uma comunidade indígena", entre outras.

Aqui vou transcrever uma das perguntas do questionário;

41. Dos itens abaixo qual é para você o motivo mais importante para se ter um trabalho?
(Atenção, escolha apenas uma opção).

a) Para ter mais responsabilidade.
b) Independência financeira.
c)Adquirir experiência.
d)Crescer profissionalmente.
e)Sentir-me útil.
f)Para fazer amigos, conhecer pessoas.
g)não acho importante ter um trabalho.
h)Para ajudar minha comunidade indígena.

Questiono a falta de fé por parte do INEP, órgão que promove o exame nacional do ensino médio, o qual, não colocou uma outra alternativa – bastante significativa por sinal:

i)Para ajudar a minha comunidade (Município, Estado, País, Mundo).

A falta desta alternativa só reflete a falta de crença na capacidade do homem da cidade fazer o bem, e isto é decepcionante.

Pobre civilização, se ao menos fossemos todos tupi, kayapó, cariri, caeté ou tupinambá, nós estaríamos a fazer da nossa comunidade, o sentido de se ter um trabalho. Mas enquanto isso, pego minha caneta esferográfica preta e preencho as lacunas correspondentes a letra escolhida referente a questão...


Por Galileu Fikaporay

| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »

4:02 PM

Porraaa...muito bom, parabéns.    



9:49 PM

lembro-me de ano passado ter me inscrito pro enem e ter respondido: ajudar minha comunidade indígena    



7:36 PM

poi é.    



» Postar um comentário