<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://draft.blogger.com/navbar/31919265?origin\x3dhttp://opatinhoamarelo.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

O Patinho Amarelo

Pernóstico, Sádico e Sarcástico

Fernando Henrique Cardoso como Politico

12 fevereiro, 2009
FHC PEDE QUE PSDB BOICOTE NO CONGRESSO O PACOTE ANTICRISE DO GOVERNO LULA.


Sugestão dos leitores Jorge Nunes e Audox

por Conceição Lemes

Deputados tucanos reuniram-se em São Paulo nesta terça-feira com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Motivo: debater a necessidade de o PSDB lançar o quanto antes o nome do candidato da sigla que disputará a sucessão presidencial em 2010.

"Os deputados saíram da casa de FHC também com a recomendação de exercerem mais fortemente a oposição no Congresso em relação a medidas do governo Lula, incluindo aquelas voltadas para impedir o avanço da crise internacional", afirma a jornalista Carmen Munari, em reportagem da Reuters.

Agora, é oficial o que já se conjecturava.

Estavam presentes ao encontro os seguintes deputados do PSDB:

* Julio Semeghini (SP)

* Walter Feldman (SP)

* Paulo Renato Souza (SP)

* Luiz Paulo Vellozo Lucas (ES)

* Ricardo Tripoli (SP)

* Vanderlei Macris (SP)

* Fernando Chucre (SP)

* João Almeida (BA)

* Carlos Brandão (MA)

A impressão que passa a "recomendação" do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é de que ele pede aos tucanos que trabalhem para que a crise econômica mundial arraste o Brasil e o leve ao fundo do poço, como aconteceu na gestão dele. O que é isso: quanto pior, melhor? Mesquinhez? Irresponsabilidade? Tiro no pé?

Inviabilizar a adoção de medidas do governo Lula para combater a crise, é um crime contra o país. E agora, a menos que o ex-presidente dê alguma explicação para o teor de sua "recomendação", a impressão que fica será a de que ele quer sabotar o país para seu grupo político voltar ao poder.

Reunidos com FHC, tucanos querem apressar nome para 2010
por Carmen Munari

SÃO PAULO (Reuters) - Deputados tucanos debateram nesta terça-feira com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a necessidade de o PSDB lançar o quanto antes o nome do candidato da sigla que disputará a sucessão presidencial em 2010.

O principal ingrediente para a pressa é a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de turbinar a candidatura pelo PT da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), o que a leva a ocupar amplo espaço na mídia ao participar de cerimônias e eventos públicos do governo federal.

"O ex-presidente acredita que é preciso definir o mais rápido possível. O PSDB tem deixado para se decidir na última hora, enquanto a Dilma já está definida", disse à Reuters o deputado Julio Semeghini (SP), presente ao encontro realizado na casa de FHC.

O partido se debate entre as candidaturas dos governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG). "Uma só pessoa deve falar pelo partido", afirmou. Para o grupo, este anúncio deve acontecer "o mais rápido possível".

A ala pró-Aécio prega a realização de prévias para a escolha do candidato, enquanto os serristas passaram a falar em "fila". Por esta tendência, seria a vez de Serra se candidatar, enquanto Aécio aguardaria a sua vez.

"Precisa contextualizar a fila. O Serra é o candidato natural do partido, o mais preparado, que já disputou a Presidência e foi ministro", acredita Semeghini. Em seu relato, a realização de prévias foi assunto pouco comentado no encontro.

A disputa entre Serra e Aécio teve reflexos na bancada da Câmara. Na semana passada, a vitória de José Aníbal (SP) para liderar a bancada tucana recebeu a contestação de 19 dos 58 deputados, muitos deles presentes na casa de FHC nesta terça-feira. Aníbal teria sido eleito por articulação do governador mineiro, que nega.

Após a conversa com FHC, o grupo que chegou a pedir a renúncia de Aníbal recuou. "Foi um erro ter deixado acontecer, e depois, um desgaste", disse Semeghini.

Esta é a terceira vez que o partido se divide em eleições majoritárias. Em 2006, Serra disputou e o ex-governador Geraldo Alckmin levou a indicação para disputar a Presidência. No ano passado, os dois tiveram outro enfrentamento na sucessão da prefeitura paulistana.

Os deputados saíram da casa de FHC também com a recomendação de exercerem mais fortemente a oposição no Congresso em relação a medidas do governo Lula, incluindo aquelas voltadas para impedir o avanço da crise internacional.

Estavam presentes também os deputados Walter Feldman (SP), Paulo Renato Souza (SP), Luiz Paulo Vellozo Lucas (ES), Ricardo Tripoli (SP), Vanderlei Macris (SP), Fernando Chucre (SP), João Almeida (BA) e Carlos Brandão (MA).

Retirado do blog: http://www.viomundo.com.br/




FHC fala em favor da descriminalização da Maconha para consumo pessoal

É assim mesmo. Finalmente uma autoridade (politica), Fernando Henrique Cardoso, destrinchou o tema (quase) sem o forte tabu que ronda o assunto - drogas. Não é de menos, FHC como sociólogo é aceitável - já como presidente, rua!.

"Reconhecemos que a maconha tem um impacto negativo sobre a saúde. Mas inúmeros estudos científicos demonstram que o dano causado por esta é similar aos do álcool e do tabaco", disse.

Esse pequeno discurso é a principal defesa do movimento em favor da descriminalização da histórica e problemática marijuana (e só). Porém, isso não demonstra que FHC é capaz de entrar em uma marcha pról legalização, também não para tanto.
Em seu discurso há uma forte problemática acerca do tratamento do usuário não mais como criminoso, mas sim, como "dependente". O que pode resultar em vários problemas; em uma simples troca do presídio por casas de recuperação (forçadas) de dependentes.

Nem todo mundo que usa maconha é dependente, nem todo mundo que bebe álcool é alcoolatra. Todavia, se essa consideração sobre a dependência for algo como uma ajuda para que as pessoas saiam do vicio, ai é válido. A.A são excelentes armas no combate ao alcoolismo - e voluntário na maioria das vezes.

Sou totalmente a favor da legalização da MA-CO-NHA. Caso isso não seja possivel, sou totalmente a favor da criminalização dos cigarros e do álcool. Ou permite-se a maconha ou larga-se as cegas hipocrisias e proibe-se a nicotina e o tão querido alcool de um vez.
Ao meu ver, existe por trás, pela frente e pelos lados deste discurso moralista contra a maconha uma preocupação com a reserva de mercado que as tabacarias e charutarias possuem. O mercado assassino da fumaça.
Creio que se as pessoas soubessem que existe uma droga (droga mesmo!) várias vezes mais fraco e menos prejudicial que os cigarros e com efeitos mais relaxantes; muitos deixariam de fumar Malboro e Hollywood, para plantar em seus jardins as simpáticas e belas mudinhas de marijuana (e são realmente bonitas, vide fotos).

(Foto retirada do google).
Veja que coisa linda... o mundo fica mais verde, as plantinhas inalam o gás-carbônico excessivo das cidades e as pessoas inalariam das plantinhas enquanto escutam uma música relaxante, sentados em seus sofás, lendo um bom livro.

Concordo com o ex-presidente FHC (que assim seja para sempre) que deve-se abrir um largo debate sobre o assunto. Sabemos que a mudança das antigas medidas truculentas contra a maconha ainda perdurarão por um bom tempo, já que atos truculentos fazem parte da nossa cultura latinoamericana, assim como o uso de drogas e assim como a maconha. Todavia, podemos encontrar uma luz neste relatório apresentado na Comissão Latinoamericana sobre drogas e democracia, que pode apontar um novo caminho no combate ao uso de drogas...o reconhecimento de que as pessoas usam drogas, independente que proibam ou não, independente de possuir "atitudes criminosas" ou não, independente da classe rica ou não.

Vamos torcer para que essa discussão continue em frente. Lembro-me que Sérgio Cabral, governador do Rio, já deu sua opinião a favor da descriminalização da maconha, isso é um avanço. Mas essas coisas - como quase tudo - não pode ser uma decisão de cima, mas sim, da própria população.
Devemos esperar que os moralistas baixem a guarda de suas pré-concepções e hipocrisias. Basta assistir um documentário ou dois ou ler um artigo cientifico sobre a maconha para saber que ela se comparada em gênero e grau à cerveja e ao cigarro. Então, por que não legalizar?

Ou se permite os três, ou proibe-se os três...este é um problema.

Acho que todos esses velhos carrancudos e moralistas com terceiro grau completo deveriam reconhecer que fumaram maconha na juventude...ou ainda fumam escondidos nos seus gabinetes.

PARA VER A REPORTAGEM, clique aqui

Por Galileu Fikaporay


Lula: Estrela em album do Nirvana

















(retirado do site kibeloco.com.br).

Mas (já) é Carnaval!

09 fevereiro, 2009
Cada ano que passa as prévias das grandes festividades se tornam mais longas e começam mais cedo. Veja por exemplo o carnaval. Lembro-me da comemoração do ano novo, quando, depois da queima de fogos, uma orquestra de frevo começou a tocar chamando o carnaval para o imaginário de nós, capadócios. O mês de janeiro, já se tornou um mês de prévias carnavalescas; em recife, olinda (mais em olinda) as prévias chamam uma multidão de pessoas que já começam a ganhar preparo fisico para os quatro dias de fanfarra. obs: e não estou reclamando.
Outro grande evento que possui prévias cada vez mais longas é o natal. Ao longo dos anos, as contratações temporárias, os enfeites de natal e até papai noel aparecem mais cedo. Ultimamente o natal começa por volta de setembro e outubro. Em breve, com o final do São João crianças cantaram jingles de natal nas sacadas de prédios antigos chamando o natal para o imaginário de todos vós, capitalistas. obs: e eu estou reclamando.

Outras fanfarras que estão ficando com prévias cada vez mais longas, que é o motivo deste tópico, são as eleições presidenciais. A mais (ou seria a menos) de um ano e oito meses das eleições presidenciais, a mídia (PIG), os partidos politicos e o próprio sistema politico só pensa naquilo, poder. Os partidos candidatos já preparam as fantasias dos seus personagens. Lula já entregou parte de suas funções a ministra Dilma Roussef e costurou a fantasia de "mãe do PAC" para o desfile na imprensa (dizem que a temática foi realmente muito criativa e inteligente). Do outro lado, José Serra com sua tipica fantasia de "homem empreendedor" coloca máscaras de bom cidadão enquanto que na verdade é o Sr. Burns - Capitalista Selvagem e Fascista.
Outras pessoas, preferem passar as prévias se preparando para o verdadeiro carnaval, quero dizer, para o pleito. Aécio Neves vai ficar de molho pensando qual seria a sua melhor fantasia; se continuaria com a velha máscara de jamanta do PSDB ou se vai sair de raposa do MDB desta vez. Heloisa Helena já promete sair de Papangu enquanto que Cristovam Buarque ainda não admitiu sua presença para o carnaval politico 2009.
De fantasia em fantasia, com os boatos das aberturas das urnas e as agremiações politicas, o sistema, já corrompido pela rotina do jogo de cadeiras entre deputados, senadores e ministros se alimenta das especulações - das vendas de cargos como abadás - e enquanto isso, pautas importantes são desaceleradas em nome da preparação dos homens de poder para o evento mais importante do carnaval 2010, o baile eleitoral federal. obs: E parece que vai ter Gilberto Gil.



Dicas de Cinema para a Semana

08 fevereiro, 2009
Seguindo a linha da outra postagem sobre dicas de leitura, colocarei dicas de filme para a semana:

Lançamento: Um Crime Americano. (2007): Direção de Tommy O'Harver; com Ellen Page (Juno) e Catherine Keener (O Virgem de 40 anos).
Esse filme chegou nas locadoras sorrateiro. O filme conta a história de uma adolescente que é deixada pelos pais, que saem numa turnê junto com um parque, na casa de Gertrude (Catherine Keener), uma mulher solteira que cuida de uma penca de filhos (não lembro mais a quantidade). A jovem começa a sofrer perseguições de uma das filhas de Gertrude e logo depois pela própria Gertrude, iniciando um dos casos mais chocantes da história americana. O filme, não se engane, é um suspense muito próximo do terror e baseado em fatos reais. Quando assisti fiquei chocado, e lembrei muito de um livro de Hannah Arendt chamado "Eichmann em Jerusalém", um relato sobre a banalidade do mal.
O Filme é incrivel, como lançamento é um dos melhores.






Descobertas: O Primeiro filme que descobri, também como "Um Crime Americano", solitário na prateleira de lançamentos e a comédia de horror "Otis". Um filme ardente sobre um serial-killer quarentão que sequestra colegiais para realizar seus mais ARDENTES DESEJOOSSS. Por incrivel que pareça o filme é uma comédia e é muito sangrenta. O filme brinca com nossos sentimentos de repúdio e é diversão garantida. O diretor, Tony Kratz, não trabalha com superestrelas e sua produção é independente e de muitissima qualidade.

Outro filme, confesso, descobri assistindo Intercine, na Rede Globo. "Uma loucura de Casamento" (Very Bad Things) é um filme de um estilo muito próximo ao "Otis", porém, em contrapartida ao baixo custo do primeiro, trás um grande elenco de atores hollywoodianos; Cameron Diaz, Rob Brownstein, Christian Slater, dentre outros. O filme também é uma comédia, que passa pelo dramático, pelo terror e pelo suspense.




Animação:
Wall-E, 2008. De Andrew Stanton.

Acho que esse é um filme que realmente não preciso anunciar, nem fazer sinopses. Para relaxar, é uma boa assistir este filme, que na minha opinião é o melhor filme de animação de todos os tempos. Wall-E é um filme filosófico, esteticamente bonito, que tem algo de Woody Allen em seu personagem principal, que deixa o ambiente muito mais charmoso. Com uma boa parte do filme totalmente sem falas o filme é impecável. Nada mais a dizer. Se por acaso não tenhas assistido, aqui vai a dica para relaxar o cabeção. Sem dúvida o favorito para o Oscar de melhor animação de 2009.


Por enquanto é isso.

Dicas literárias e cinematográficas para a semana

Estou tentando tornar o Patinho Amarelo em um site não só humoristico, crítico, revolucionário e literário, mas também, pseudo-intelectual. Por isso, toda semana, vou colocar uma dica de literatura e cinema; ou mais de uma. Aqui vai a dica literária:


1. A Menina que Roubava Livros (The Book Thief) - Markus Zusak:
Normalmente sou muito resistente com a literatura atual. Sou um fanático pelos clássicos, mas posso dizer que dentro em breve (quando o autor morrer, por exemplo) este livro será considerado um novo clássico. Não vou estragar a festa com sinopses, pois o livro trás um elemento bastante original em narratividade que é muito interessante para quem pega o livro sem saber bem qual é a história.

"É só uma pequena história, na verdade, sobre, entre outras coisas:
-Uma menina.
-Algumas palavras.
-Um acordeonista.
-Uns alemães fanáticos.
-Um lutador judeu.
-E uma porção de roubos."

(Trecho retirado do prólogo do livro).






2 - 10 dias que abalaram o mundo - John Reed: Em um trabalho jornalistico e literário impressionante, John Reed descreve um dos momentos mais importantes da história da humanidade, a Revolução Russa de 1917. O livro é escrito com muito zelo por um dos maiores escritores norte-americanos. A obra é incrivel, intensa, real. John Reed foi a Rússia, viu tudo, arriscou-se nos campos de batalha para trazer a verdade ao ocidente capitalista; de que algo muito diferente estava acontecendo, algo novo que viria a abalar o mundo. Um dos mais importantes relatos jornalisticos da história.












Por Galileu Fikaporay


Por que o Movimento CANSEI deu para trás?

05 fevereiro, 2009

Vocês se lembram do movimento Cansei. Aquele movimento dos super ricos, cansados de tantos politicos de esquerda, sindicalistas, pobres, negros, indigentes. Bem, eles andam meio sumidos, cansados de tanto aparecer. Por que?

1-"Na verdade nós não DEMos para trás. Simplesmente estamos protestando dentro de condominios de luxo e casas de festa por motivos de segurança. Já que a violência anda comendo solta" - Palavras de um dos ilustres integrantes.

2-Porque alguns membros começaram a perceber que o sol das ruas de São Paulo estavam estragando os seus penteados e deixando os cabelos muito ressecados.

3-A praça da Sé tem poucas vagas para carros e nenhum heliporto.

4-Como eles são falso moralistas e querem manter uma falsa impressão de ingenuidade e pureza, não quiseram dar pela frente.

5-A popularidade do presidente Lula está tão alta que eles não querem se fazer de bobos protestando contra um governo popular (ato de rara inteligência).

6-Com a atual crise mundial, eles tiveram que demitir milhares de seguranças devido a grandes perdas em suas empresas e ações. "Queremos deixar as manifestações para o segundo quadrimestre, quando, espera-se que os juros vão baixar e o mercado estará mais estabilizado", diz membro ilustre.

7-Porque na rua tem muito pobre.

8-Eles simplesmente cansaram.

(legenda da fotografia: segurança da hebe limpando o carro depois que uma pobre se apoiou nele).