<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d31919265\x26blogName\x3dO+Patinho+Amarelo\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://opatinhoamarelo.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://opatinhoamarelo.blogspot.com/\x26vt\x3d3374176548130488043', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>

O Patinho Amarelo

Pernóstico, Sádico e Sarcástico

Curto comentario sobre as auto-estimas e o orkut

Quem nunca ouviu um "só deus pode julgar.." ou "ninguém pode me julgar"?
No entanto, passeando pelo orkut nesse início de férias (sim, eu sou adepta desse, entre outros hábitos mal vistos que nem é conveniente revelar..) eu percebi que há uma espécie de tópico que se repete em mais de 90% das comunidades: "fale alguma coisa sobre a pessoa acima" (seja essa coisa sobre as fotos dela, sobre suas comunidades, se ela é isso ou aquilo, qual música é a cara dela...) Ou ainda suas variações: "defina a pessoa acima com uma palavra" e os clássicos "vou, não vou", "como, não como".. etc. E sempre são tópicos extremamente badalados.
Por que temos essa necessidade de ser julgados por pessoas que nem conhecemos, com as quais não nos importamos?
Porque olhamos todos os dias pra um excesso de perfeição. Excesso de meiguice, bondade, beleza. O corpo perfeito, a pessoa mais simpática, os artistas maravilhosos.. Vidas que parecem um sonho. Tudo ali, na frente do sofá. Nos outdoors, nas revistas..
Até mesmo os apresentadores de jornais são sempre bonitos e felizes, educados e inteligentes.
Assim, a baixa auto-estima nos corrompe pouco a pouco. E logo se vê perfis de orkut, fotologs, blogs feitos na única intenção de mostrar pra nós mesmos que também podemos ser assim. Bonitos (nem que seja com muito photoshop e só "naquele" ângulo), simpáticos e interessantes.
Mas ainda assim a nossa auto-estima não consegue subir. Precisamos de mais. Precisamos ser vistos assim por todos, como nós vemos alguns. Precisamos de elogios.
Daí você vai num tópico desse e vê o perfil da pessoa acima. Não gosta do que vê. Mas você não quer mentir. Você futuca e futuca, até ver o lado bom da pessoa. Assim, você a elogia. E a pessoa seguinte vê que você elogiou e simpatiza, a pessoa anterior se sente orgulhosa de alguma coisa. E o ciclo se mantém.
Mesmo nos tópicos em que você é levado a criticar, parece que tem um certo prazer de se desdenhar a crítica feita a você.Parece que se colocar em julgamento é como comprar um bilhete de loteria, com grandes chances de ganhar. Você quer ser julgado, quer saber o que se pensa do que você já mostra para que os outros pensem algo sobre você.
As comparações andam árduas, e os elogios parcos. E em busca dessa melhor auto-estima, perde-se às vezes irreversivelmente a personalidade..
Portanto, concluí que são benéficos esses tópicos. Assim a gente vê o lado bom de algumas pessoas, e algumas vezes vê simplesmente que nós somos iguais a todo mundo, ao menos nessa busca pela imagem perfeita. E assim o orkut nos serve de conforto.
Mas, por outro lado, aparentar não é ser. E em nome de nossas personalidades perdidas, temos que travar pequenas batalhas em prol de nós mesmos, contra a comparação injusta, os julgamentos parciais, e tentar acabar com essa febre de baixa auto-estima que vem se alastrando por aí. Amor-próprio, meus amigos, amor-próprio. Onde encontrá-lo...

Mary Fouleaux
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »

9:02 PM

É um tema bastante complicado, a auto-estima. Essa necessidade de se sentir importante as vezes extrapola o próprio conteúdo/personalidade da pessoa. É normal a gente encontrar no orkut perfis que mais tentam infatizar que o dono é "o foda" do que mostrar os traços da personalidade, como naquelas comunidades VIP's hipócritas. Também acho que isso é um apego a algo muito relativo; Por mais que a pessoa seja "perfeitinha" em determinados aspectos sempre vai existir alguem que acha os outros aspectos mais importantes..

Acho que é bom encontrar um auto-conhecimento mas não acho que isso parta da opinião alheia, mas sim de um trabalho de auto-avaliação regido por experiências, visões de mundo e principalmente do que você considera importante e não do que os outros o fazem.. Extremamente pessoal e particular.    



9:17 PM

Este comentário foi removido por um administrador do blog.    



9:05 AM

pimenta no orkut dos outros é refresco ^^    



2:22 PM

Sou um grande adepto na análise de orkut alheios e o que vejo é justamente uma tentativa de possuir um orkut impecável e de se mostrar como pessoa impecável. E na maioria delas perde-se a autenticidade. Acho que essa batalha em prol d enós mesmos, é a batalha pelo autêntico.
Muitissmo bom...
:D    



9:15 PM

já participei d um tópico assim"q personagem de anime a pessoa acima parece?", hueheuheuehu

não sei de auto-estima, nos ultimos anos a minha tem estado em alta mesmo quando me dou mal em alguma coisa. hahahaha

quack    



9:40 PM

alguém qr contador de visitantes no patinho?????? isso ajuda a auto-estima(realmente, quando o número é crescente) e incentiva os bloggeres a postarem    



10:39 PM

Eu sou a favor!    



10:40 PM

blezal!    



» Postar um comentário