<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d31919265\x26blogName\x3dO+Patinho+Amarelo\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://opatinhoamarelo.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://opatinhoamarelo.blogspot.com/\x26vt\x3d3374176548130488043', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

O Patinho Amarelo

Pernóstico, Sádico e Sarcástico

Rapidinha do Galileu...

Com a crise do açúcar, devido à expulsão dos holandeses - que não aceitaram - e partiram para uma concorrência maciça pelo mercado do açúcar, reduzindo os preços, Portugal teve que acochar o pacto colonial, reavendo as limitações comerciais e aumentando os tributos sobre a atual economia mineradora, tentando manter os altos custos da sua corte e sua colônia.
Foi imposto o tributo de 20% - o quinto - que todo minerador ou participante da sociedade deveria pagar a metrópole. Porém, a população se revoltou não só por pagar o quinto, mas também, pelas condições em que deveriam pagar - sendo forçados muitas vezes pelo exercito, ao qual, era atribuído o dever de cobrar a "derrama" que é a coleta de tributos obrigatórios determinados a alcançar o valor anual de 100 arroubas para cada município, a vender os seus bens para pagar o valor estabelecido.
E hoje em dia? O que acontece se não pagarmos os tributos que nos é obrigatório?
Somos presos, perdemos direitos e leiloam os nossos bens. Isto é, nada mais, nada menos que a derrama ainda em vigor - sem o exercito - E nós, pagamos o quinto? Não! Pagamos quase um quarto do que ganhamos. E o que fazemos?
Sempre concordei com as idéias dialéticas de Hegel, que dizia que a história é um processo continuo em que aprendemos com o passado e este influência nos atos presentes; "Uma revolução não começa em uma sexta-feira às 17:00 horas da tarde". Porém analisando a escoria histórica que é o Brasil, percebo que somos um povo que não aprende com os erros do passado, e nós deixamos piorar. Piorar a ponto de, em uma democracia, deixarmos de lutar pelos nossos direitos enquanto que, em uma ditadura militar ou colonial – onde corríamos muito mais riscos de morte que hoje em dia, quero dizer, a violência hoje em dia... - nós gritavamos contra as injustiças que mostram-se ainda a existir de forma igual ou pior - como no caso dos impostos que pagamos todos os dias.
Gostaria de mudar a frase de Hegel, em luto ao contra-senso que pesa sobre a teoria histórica brasileira e a teoria histórica mundial - "Uma revolução não começa em uma sexta-feira às 17:00 horas da tarde, pois todos estão a sair dos seus trabalhos e querem descansar e tomar uma cervejinha".
Com essa, deixo indignado o meu precioso assento e vou dormir. Obrigado!

Obs: Porém, quero deixar claro que não sou um pessimista e não acho que o Brasil não tenha jeito. Tem jeito e sou otimista...Mas que piorou em algumas coisas piorou.

Galileu Fikaporay.
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »

6:06 PM

Mais do que nunca, estou indignado com a falta de absurdo! Não estou consegui ver os antigos artigos do patinho, sempre dando o erra 404..por favor, não deixem a censura censurar aos novos leitores a capacidade de ver os antigos e fabulosos artigos dos membros deste site critico-humoristico-literário.    



11:46 PM

"Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais..."

Ei, não acho nada demais tomar uma cervejinha depois do trabalho, a revolução começa hoje, agora!!!    



» Postar um comentário