<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d31919265\x26blogName\x3dO+Patinho+Amarelo\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://opatinhoamarelo.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://opatinhoamarelo.blogspot.com/\x26vt\x3d3374176548130488043', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

O Patinho Amarelo

Pernóstico, Sádico e Sarcástico

Clodovil morre e no seu lugar entra Homofóbico.

17 março, 2009
Acredito que todos já sabem da morte de Clodovil. Pois é, ele morreu. E o patinho amarelo não vai ser hipocrita nem mediocre de ficar dizendo bobalheiras sobre luto. Eu, pelo menos, não tenho nenhuma ligação com o deputado e estilista e sou (fui) totalmente contra a sua concepção politica.



Ele morreu (ponto), é isso que quero dizer. No entanto, não há nada que me irrite mais do que esse negócio de suplência. É isso que me machuca e machuca o Brasil como um todo. Agora que Clodovil, eleito por 500 mil pessoas, passou dessa para outra, sua vaga na câmara vai ser preenchida por um cidadão que teve 7 mil votos; Coronel Jairo Paes de Lira (PTC).



Um total absurdo. Mais um absurdo! Quem esse Coronel está representando? Provavelmente a já forte bancada ruralista, o TFP, os generais da ditadura brasileira, os repressores, os extremistas católicos radicais? Acho até que com 7 mil votos nem esses atrasos humanos estão se sentindo 100% representados pelo Coronel.



Sua argumentação é clara; diz que é Conservador, defensor da familia, da religião e da pátria. Contra o casamento civil entre os homossexuais, contra o aborto e A FAVOR DA PENA DE MORTE; que vai lutar pelo endurecimento da lei penal (a palavra -dura é bem da simpatia do novo deputado). Ou seja, por ele, tudo estaria ótimo se estivesse sempre como sempre foi.



Esta figura é o novo deputado brasileiro; anotem bem o nome, CORONEL Jairo Paes de Lira (Partido Trabalhista Cristão).
Sinceramente, ele não precisava ter falado nada para percebermos que o cara é uma tremenda roubada (de dinheiro público, por exemplo).
No Brasil não se pode falar de Coronel sem nos remetermos ou a latifúndio e fome ou à ditadura militar (e fome e tortura e...). Se aparentemente o ingresso do Coronel Jairo na câmara já é uma medida anti-democrática, basta arremeter nossas considerações à natureza brutal do Golpe MILITAR de 64 e da nossa policia militar.


Anti-democracia por anti-democracia, o Coronel Jairo Paes de Lira deve estar se sentido em casa.

Entrevista com o Dom José Excomungador!

14 março, 2009
Retirei a entrevista do blog Acerto de Contas. Gostaria que todos vissem o tamanho da ignorância desse Dom. (AS COLOCAÇÕES EM ITÁLICO E ENTRE PARENTESES SÃO MINHAS).


Como o senhor vê a reação das pessoas frente ao episódio da excomunhão da mãe e dos médicos que realizaram o aborto na menina de 9 anos grávida em função dos abusos praticados pelo padrasto?

Eu quero dizer que tenho recebido mensagens positivas de apoio e solidariedade, até de Roma (que chick). Tenho recebido telefonemas de total apoio e solidariedade até hoje, como a Conferência Nacional de Bispos que já se pronunciou. Agora é claro que existem mensagens negativas e até ofensivas (Sério!?). É claro que todo mundo tem o direito a dar sua opinião (mas só quem está certo sou eu). Mas primeiro eu queria retificar uma versão errônea que tem se passado. Estão dizendo que Dom José excomungou, o que é totalmente errôneo. Não é verdade que eu excomunguei, pois significaria que eu teria aplicado a pena da excomunhão (óbvio). Eu simplesmente citei uma lei da Igreja pela qual quem comete o aborto automaticamente já está excomungado(logo...). Está escrito no Código de Direito Canônico. No Direito Civil isso é impossível, pois nesse caso é aberto um processo e no final o juiz aplica a penalidade(Justo). Na Igreja há a possibilidade de aplicação de penalidades automáticas, dentre esses crimes está o do aborto(Justo?). Em outras palavras, não fui eu que excomunguei ninguém, eu só lembrei desta lei da Igreja, que está em vigor desde o primeiro século da nossa Santa Igreja(Aquele século da inquisição ou antes?). Mas eu tenho a impressão que essa difusão irá produzir bons efeitos, sobretudo naqueles que são católicos. Porque estamos vivendo um período de silêncio que pode ser até interpretado como cumplicidade. Todo ano há, em Israel, uma solenidade para relembrar aqueles judeus mortos na segunda guerra mundial, que foram seis milhões de judeus. Todo ano se relembra o holocausto e o papa sempre manda representantes da Igreja Católica. Mas há um silêncio total sobre outro holocausto que acontece todos os anos. São 50 milhões de abortos todos os anos, no Brasil são 1 milhão (E o holocausto das mulheres que morrem em clinicas de aborto ilegal, e o holocausto causado pela Aids na Africa devido a proibição da camisinha entre alguns povos, graças aos seu fervorosos credos católicos). Por isso, temos que relembrar a todos que acima das leis humanas existem as leis de Deus (do Papa). A lei dos homens no Brasil diz que se pode praticar o aborto em determinadas circunstância, como o estupro e ameaça à vida de mãe. A lei de Deus diz que jamais é lícito eliminar uma vida inocente mesmo que para salvar outra vida.

Muita gente criticou o fato de o violador da menina também não ter sido submetido à excomunhão…

A Igreja condena o estupro e a pedofilia (e quando são os padres que fazem isso?). Mas a Igreja só colocou essa penalidade automática para os crimes previstos, são apenas sete delitos, dentre eles o aborto. Essa penalidade é medicinal(??). A Igreja está oferecendo um remédio espiritual para que essa pessoa se conscientize(???????). A consciência é a voz de Deus dentro de nós(A minha diz, legalize o aborto já!). Mas a Igreja também a salvação dessa pessoa. E qual é o caminho? Arrepender-se. Não existe pecado sem perdão para aqueles que se arrependem.


Será que a interpretação da lei de Deus ao pé da letra é mesmo compatível com os tempos atuais? Como poderíamos estar, por exemplo, apedrejando mulheres adúlteras, como manda o Antigo Testamento?

Essa opinião está totalmente errada (Segundo a biblia...). Há assuntos teológicos que ainda são discutíveis, mas quando se chega a uma doutrina definida não há que discutir(Portanto...).

Os seus críticos dizem que o senhor é muito rígido e muito conservador. Alguns dizem que o senhor teria vindo com a missão de desmontar o trabalho considerado progressista de Dom Helder Câmara em Pernambuco. O senhor acha justa essa crítica?

Em primeiro lugar, essa história de conservador e progressista depende do ponto de vista, depende do tema. Dependendo do assunto, eu tenho certeza que todos os bispos e cristãos do mundo são conservadores(E o menino politico Jonathan Krohn?). Quando a gente fala da lei de Deus, da indissolubilidade do matrimônio, do dever de preservar a vida humana desde o primeiro momento… Isso é a lei de Deus. Não adianta dizer ‘eu sou progressista e penso de um jeito diferente’. Agora, o progresso todos nós desejamos, e eu também. Nossa Igreja se adaptou a tempo, sobretudo a partir do Concilio do Vaticano II. Temos hoje a liturgia na língua vernácula (língua local, comumente falada). Quando eu virei padre, faz apenas uns 50 anos, a missa era em latim.

Então, o senhor não aceita o rótulo de conservador?

Como eu disse, depende. Eu sou dos que pretendem conservar as leis de Deus. Por exemplo, quem não aceita o culto à Nossa Senhora não aceita as leis de Deus (Minha que não é...). Não adianta andar com a bíblia embaixo do braço, ler a bíblia todo o dia… É um gesto até bonito esse, mas não adianta de nada se não aceitar o culto a Nossa Senhora, pois está lá em Lucas, capítulo 1, como Deus veio ao mundo. A fé não é imposta a ninguém, ela é oferecida. Aceita quem quiser.

O senhor disse que é a favor do progresso na Igreja…

Sou, dependendo do tema.

Então, que temas o senhor defende? O celibato opcional, por exemplo, qual sua opinião?

O celibato, por lei de Deus, já é opcional, não pode ser imposto por ninguém. Os padres não se casam porque não querem (Sábios!). Nenhuma autoridade do mundo, nem o papa, pode proibir alguém de se casar (Deveriam!). Ou seja, é uma opção livre. Mas, do outro lado, há também o direito da Igreja, a opção da autoridade da Igreja, de escolher seus ministros, seus sacerdotes. Ninguém coloca em dúvida o direito de um presidente escolher seus ministros (Deveriam também!). A Igreja, através dos séculos, fez essa opção: escolher como sacerdotes aqueles que escolhem o celibato.

Por que o senhor afastou tantos padres e párocos na sua gestão? Falam em mais de 30…

Não é verdade.


Houve um episódio de uma passeata de padres contra o fechamento do Instituto Teológico do Recife, no início da sua gestão. O instituto foi fundado por Dom Helder e era uma referência no mundo…


Havia ali uma experiência negativa porque eles fizeram uma experiência, um instituto misto, não somente para a formação de padres mas para qualquer outro que queria fazer curso de teologia. Haviam candidatos ao sacerdócio, candidatos à vida religiosa, haviam mulheres negras, negros e inclusive não-católicos (Sem comentários). Quando eu cheguei aqui, o Iter já estava funcionando já fazia muitos anos. Dizia-se abertamente, aspas, haviam mais ou menos 50 homossexuais declarados (Fora alguns padres também). Isso não era um ambiente próprio para formar os futuros sacerdotes (Pois é, além de homossexuais havia negros! Puts). Antes mesmo de eu chegar aqui, a Santa Sé mandou um visitador para examinar a situação. Depois da minha chegada, eu sabendo dessa situação, retirei os alunos da arquidiocese e reabri o seminário de Olinda apenas para a formação de sacerdotes. Como resultado, veio um decreto fechando o Iter. Quero deixar bem claro que foi uma decisão de Roma, da Santa Sé.

Depois de tanto tempo à frente da arquidiocese, há alguma coisa que o senhor faria diferente se pudesse?

Não. Fiz tudo com a consciência de estar cumprindo as leis de Deus e as determinações da Santa Igreja.