<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d31919265\x26blogName\x3dO+Patinho+Amarelo\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://opatinhoamarelo.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://opatinhoamarelo.blogspot.com/\x26vt\x3d3374176548130488043', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

O Patinho Amarelo

Pernóstico, Sádico e Sarcástico

O Tira-gosto.

17 fevereiro, 2008
Um dia, enquanto discutia sobre o que cada convidado iria trazer a uma festinha que estou organizando no meu lar, resolvendo sobre quem traria as bebidas e as comidinhas, fui ferido por uma questão filosófica da mais alta importância que nem a teoria do conhecimento, nem os antropológos do cotidiano nem a filologia havia jamais posto em verificação; "Por que diabos "tira-gosto" se chama "tira-gosto" se este que, cheio de tempero, nos enche de sabor?". Pois foi esta a pergunta que fiz e veja alguma das hipóteses que veio a tentar responde-la:

Plotino: "Perai, vou consultar Platão".

Platão: "Um momento, vou consultar Sócrates".

Sócrates: "Primeiramente, o que é sabor para você?".

Auguste Comte: "Não poderia eu, no estado que a ciência se encontra hoje, responder vosso problema. Mas digo-te que mais do que necessário é a construção de uma ciência que estude a origem e o significado do "tira-gosto". Uma ciência positiva baseada na objetividade das ciências naturais".

John Locke (Não o da série Lost, que aliás, está enlouquecendo aos poucos - vejam a quarta temporada): "11- É preciso dizer que, tirar o gosto de algo é arrancar-lhe a propriedade principal dos alimentos, o sabor. E assim, é um crime contra a natureza das coisas".

Margaret Thatcher: "É um dos diversos pacotes econômicos do programa neoliberal de otimização do Estado empregado em meu governo. Com estes pacotes pretendemos por o programa neoliberal em prática, cortando gastos desnecessários do Estado e passando à iniciativa privada. Pretendemos cortar a educação, a saúde, o transporte, o gosto dos alimentos(...)".

Vinicius de Moraes: "Pãezinhos de alhozinho, filés com fritas, bem, são comidinhas para depois do amor".

Olavo de Carvalho: "São bombas ideológicas comunistas; criadas nas fábricas de armamentos quimicos na Sibéria, e colocados em circulação por Bill Clinton em prol do Comunismo Chinês".

Dercy Gonçalves: "Um tira-gosto na manhã, um à tarde e dois a noite! Puta que pariu, esse é o segredo da porra da minha longevidade".

Policial do F.B.I: "Nunca ouvi falar. Por acaso ele trabalha em que departamento?" (Ao Leitor: Entenderam essa?).

Deputado do PSC: "Boa noite, senhores e senhoras. Excelentissimos senhores leitores e leitoras. Queria primeiramente agradecer ao todo poderoso que nos guarda e ilumina, que me protege das grades do....infortúnio e da perdição. Queria também, excelentissimos leitores e leitoras que ficassem de pé para que juntos, agradeçamos a oportunidade de discutir a pauta de nossa louvável discussão, sobre este assunto de extrema importância para o interesse do país. Por favor, fiquemos de pé para louvar a Deus com um pai-nosso e uma ave-maria...por favor, peguem seus terços...(...)".

Papa em missa solene para a rede mundial: "Vici, ombus exce etiumini Domini et lupus corpus gostus sum. percgum maxmim gostus est domini salvati vinti umo salvatore est" (Ao Leitor: Isso que dá reordenar as missas em Latim).

Dito popular espanhol (em um levíssimo portuñol): "Yo no creo que tengán gosto, mas que tenga tenga".

Bem, essas foram algumas das muitas opiniões que fui buscar nos livros, nos dicionários e na vida cotidiana. Um amigo meu, contagiado por minha dúvida fez questão de perder seu tempo pesquisando em outras fontes e achou a possivel origem da palavra; "Surgiu nos Botequins no Centro do Rio de Janeiro antigo quando os seresteiros varavam a noite e para evitar de comer muito e atrapalhar a cantoria pediam os tira-gosto"(sic). Bem, isso é interessante mas não retira o fato do tira-gosto deixar um gosto muito bom em nosso paladar. Não seria melhor falarmos ao invés de "tira-gosto", algo como "troca-gosto"? Ou deveriamos escutar os fabulosos filosófos da linguagem? Aceitando que a palavra "tira-gosto" dá todo um gostinho especial às nossas visitinhas aos botecos e que não há nada mais gostoso do que umas fritas para "tirar o gosto" de tudo que fica da porta do bar para fora.

Obs: Agradeço ao caro amigo Fernando que fez essa pesquisa admirável me poupando um tempo dos diabos.


Galileu Fikaporay.