<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d31919265\x26blogName\x3dO+Patinho+Amarelo\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://opatinhoamarelo.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://opatinhoamarelo.blogspot.com/\x26vt\x3d3374176548130488043', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

O Patinho Amarelo

Pernóstico, Sádico e Sarcástico

Aula de Pontuação (Poesia).

29 agosto, 2006
Pontuação.

Há muita pobreza, na África
Na África, há muita pobreza
Há na África, muita pobreza
Na maioria dos paises da África, há muita pobreza
Na maioria dos paises, há muita pobreza

Revoltado, o aluno saiu da sala
Os alunos, revoltados, saíram da sala
Os padres comiam pães; as madres, bolachas e biscoitos

Todos vieram até mim,
Ao vencedor, já lhe dei o prêmio
comprei dois livros, ou melhor, três
comprei pão, carne, leite e ovos
João, o gerente do banco, telefonou
Quase todos os habitantes daquela região pantanosa
e longe da civilização morreram de malária.

Na África, há muita pobreza
Na maioria dos paises, há muita pobreza
e os alunos revoltados saíram da sala.


Postado e Escrito por Galileu Fikaporay.





Novos números da pesquisa CNT/Sensus



Lula (PT) 51,4%
Geraldo Alckmin (PSDB) 19,6%
Heloísa Helena (PSOL) 8,6%
Cristovam Buarque (PDT) 1,6%

por Benjamim Salgado.

Aula de inglês - Nº 2

28 agosto, 2006
Vamos então para nossa segunda aula de inglês pelo método infalível Hollywoodiano, espero que estejam servindo para vocês sobreviverem em algumas situações internacionais. Desta vez percorreremos alguns clássicos de Woody Allen, Tim Burton e Stanley Kubrick.

1. Blow - Profissão de Risco
2. What's Eating Gilbert Grape
Gilbert Grape – Esse é um nome próprio, que aparece no início do título em português
What – Aprendiz
‘s – de
Eating - Sonhador
3. Only the Strong
Only the – Esporte
Strong – Sangrento
4. Another Woman
Another – A
Woman – Outra
5. A Midsummer Night’s Sex Comedy
A – Sonhos
Midsummer – Eróticos
Night – de
‘s – uma
Sex – Noite
Comedy – de Verão
6. In and Out
In – Será
And – que ele
Out – é
7. The Graduate
The – A Primeira Noite
Graduate – de um Homem
8. A River Runs Through It
A River – Nada
Runs – é
Through – para
It – Sempre
9. Beetle Juice
Beetle – Os Fantasmas
Juice – se Divertem
10. The Nightmare Before Christmas
The – O Estranho
Nightmare – Mundo
Before – de
Christmas – Jack


Exercícios: Como no anterior, traduza as frases para o inglês. Note que algumas palavras tem vários sinônimos em inglês, e você pode modelar a resposta de acordo com o que achar que soa melhor. Darei apenas uma possibilidade de resposta para servir de exemplo.

1.A aprendiz é sempre a primeira noite de Jack.
2.Outra noite nada, é que ele é o estranho.
3.De um homem sangrento será os fantasmas de verão.
4.Esporte de noite é profissão de risco.














1. Another what runs the’s Christmas.
2. Woman sex a river, out and out the.
3. Graduate strong in beetle comedy.
4. Only the before runs blow.


J. K. Wasvuden

Civilização Perdida..

25 agosto, 2006

A civilização urbana, na qual procriamos, está perdida. Somente os índios têm a opção de ajudar a sua comunidade, que não é a mesma da nossa. Isso não é loucura, e sim, a afirmação possível, decorrente da análise do questionário socioeconômico emitido aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio – o ENEM.
Além de fazerem perguntas até muito pessoais, que poderiam muito bem serem feitas por uma assaltante qualquer que desejasse conhecer o assaltado, como, quantas geladeiras você tem em casa?, quantos automóveis?, o que a sua mãe faz?, outras perguntas chocam por sua inutilidade ou falta de senso. “Você se considera racista?” é uma pergunta bastante perigosa de se responder, primeiro porque racismo é crime, segundo que na mesma folha que você responde, consta seu nome e endereço.
Porém, o mais interessante, são as alternativas dirigidas a membros de comunidades indígenas. "Eu moro em comunidade indígena", "Estudei em uma escola de uma comunidade indígena", entre outras.

Aqui vou transcrever uma das perguntas do questionário;

41. Dos itens abaixo qual é para você o motivo mais importante para se ter um trabalho?
(Atenção, escolha apenas uma opção).

a) Para ter mais responsabilidade.
b) Independência financeira.
c)Adquirir experiência.
d)Crescer profissionalmente.
e)Sentir-me útil.
f)Para fazer amigos, conhecer pessoas.
g)não acho importante ter um trabalho.
h)Para ajudar minha comunidade indígena.

Questiono a falta de fé por parte do INEP, órgão que promove o exame nacional do ensino médio, o qual, não colocou uma outra alternativa – bastante significativa por sinal:

i)Para ajudar a minha comunidade (Município, Estado, País, Mundo).

A falta desta alternativa só reflete a falta de crença na capacidade do homem da cidade fazer o bem, e isto é decepcionante.

Pobre civilização, se ao menos fossemos todos tupi, kayapó, cariri, caeté ou tupinambá, nós estaríamos a fazer da nossa comunidade, o sentido de se ter um trabalho. Mas enquanto isso, pego minha caneta esferográfica preta e preencho as lacunas correspondentes a letra escolhida referente a questão...


Por Galileu Fikaporay

Sobre as tentativas de Lula de entendimento nacional...

24 agosto, 2006
por Benjamim Salgado.

Alckmin... Alckmin...

23 agosto, 2006
Estava eu esperando minha consulta (por duas horas já...) quando vejo uma Revista Exame, de 25 de outubro de 2005, com nosso querido Tucaninho Geraldo Alckmin na capa. Qual não é minha surpresa ao ver a chamada embaixo de uma foto muito boa do cara: "Alckmin é o candidato preferido dos empresários brasileiros". TENHA MEDO!!!! Mais uma chamada na lateral da capa: "Desprovação de Lula entre os empresários é de 77%"
Não consegui segurar um belo P.U.T.A.Q.U.E.P.A.R.I.U., sendo repreendida na hora por minha mãe que via a meu lado a revista. Dentro, 10 páginas dedicadas ao se Alá quiser não-futuro presidente. Quer motivo maior para não votar nele do que o fato de ele ser aprovado pelos empresários e dizer que as principais reformas que fará serão a reforma política e a reforma tributária?
1. Reforma política: Geraldinho acredita que 19 partidos com representação no Senado e 11 registrados é muitoooo, no máximo deveriam ser 5 ou 6!!! Tudo bem que é partido pacas, mas imaginem!! Já não bastava a guerra civil com o PCC, ia aparecer guerra dos outros Ps pra manter seus partidos! Imaginem juntar Eduardo Campos, Katia Telles e Edilson Gomes num partido só porque eles tem Socialismo no nome! Aff! Claro que precisamos de reformas na política, mas ela deve começar pelo salário dos políticos...
2. Reforma tributária: importantíssima, mas de novo Geraldinho diz que os empresários (penquenos, médios, micro ou grandes, enormes?) sofrem porque as taxas não colaboram, e que o Brasil tem a mesma carga tributária do Reino Unido, e não se desenvolve. Porque será meu caro tucano?!?!?
Fora as xaropadas metendo o pau em Lula, a falsa modéstia e humildade dizendo que Serra seria melhor candidato que ele, e que o partido ia escolher o melhor (pior que Serra seria mesmo), a reportagem ainda contava com fotos dele em sua primeira comunhão (acho que nessa época ele estava sendo introduzido na Opus Dei) e de sua belíssima esposa. Ah, uma de suas filhas trabalha na Daslu! Putz, o que isso tinha a ver com a reportagem mesmo?
Pois é, companheiros e companheiras, pra fechar o dia Alckminiano, na televisão, acima de onde estava sentada, a propaganda: Alckmin vai levar os remédios a todas as populações: "Pois é, amigos, eu sou médico e SEI como fazer!!!" Dessa vez não foi palavrão, mas uma sonora gargalhada, e minha mãe riu junto! Então é isso, Alckmin vai curar o Brasil dessa doença mórbida, será?!?!?

"Hasta la vitoria, siempre!"
J. K. Wasvuden

O ato do Pato Puto- Parte dois: Episodio final

22 agosto, 2006
[demorei para postar novamente por falta de informatica na minha vida. Espero que vocês ainda não estejam tão cansados da campanha eleitoral.][tracoisa: o teclado de onde eu estou escrevendo e muito temperamental, compreendam a falta de acentos, ok?]

Alguem ja disse que o povo não tem memoria? Pois não tem mesmo! Nessas campanhas e que voce vê a perfeição e a graça da manipulação do passado em grossos termos, e lindas novas verdades sepultando escândalos descomunais. Tudo tão surreal, tão bem criado, que alguns candidatos mereciam um “Pullitzer”! Desafio os senhores e senhoras que agora lêem o patinho a utilizar o horario político para brincar do clássico jogo da memória (que exercita o cerebro e afasta o mal de alzheimer).
Quem fez o que? Com que dinheiro? Lula pagou a divida com o fmi? Quem fez o aeroporto? Quem foram os senadores eleitos na ultima eleição? (...)

Um dia um funcionário publico com quem eu conversava me disse o segredo:
- Foi tudo por causa da copa de 70 - disse ele
- ???? – eu
- Quando roubaram a taca no Brasil o povo pegou fama de ladrão, resolveu justificar, assentou-se coma tal fama! Começou a merecer, e desde então esse pais e essa roubalheira!

Observando debates, vendo propagandas, recebendo e-mails, santinhos e passando pela rua* eu sinto e compreendo o que os srs. Eleitores e leitores do patinho estão passando. A triste situação que nos toma e impele a 6 alternativas de como portar diante do circo aberrativo eleitoral:
a) Resignar-se, tentar esquecer e votar nulo.
b) Resignar-se, tentar esquecer e reeleger todo mundo pra ver como vai ficar o barraco no JN nos próximos 4 anos.
c) Ser visionário, tentar acreditar em alguma solução representada por alguém não honesto, não eficiente mas menos mau. (mal também se encaixa)
d) Não aceitar a situação e votar contra todos que se equivocaram nesses últimos quatro anos (mas então, votar em quem??)
e) Revoltar-se, acreditar naquela corrente de e-mails que diz que e pra gente votar nulo, porque com 50% + 1 vao surgir, por lei, candidatos novos e limpinhos pra gente votar! (So para ressaltar, em caso de alguém realmente crer nessa corrente: 1- a constituição federal de 1988 diz que será eleito quem tiver maior porcentagem de votos validos, não computados os nulos e brancos. 2- nunca vamos ter 50% +1 de votos nulos num pais onde ate dentadura compra voto.)
f) Votar no PSTU/ se candidatar/ entrar para o PCC/ torcer para o PCC/ outros.

Eu torço para que cada um encontre seu N.D.A, nunca precise muito do governo, vote com a consciência tranqüila, ensine seus filhos sobre democracia, exile-se no exterior por um tempo se possível, e viva bem feliz. Mas não esquecer que se você não tem bundao de mulata brasileira, nem caminha de manha no Leblom, nem e ladrão, por que ter cara de palhaço?
(suspiro) Maldita copa de 70!

* Numa rua perto da minha casa você encontra militantes de partidos adversários estrategicamente dispostos em comitês um na frente do outro, om perucas confetes carros de som, mesas na calcada, gente gritando, dançando.. Uma verdadeira competição de torcidas organizadas. Onde as cheerleaders são lindos candidatos engravatados!

Termino então esse longo post com uma citação de um grande cientista social brasileiro e outra de um grande autor britânico:

“Estamos todos no centro do Insolúvel. Só que nós vivemos dele e vocês... não têm saída. Só a merda. E nós já trabalhamos dentro dela.” (Marcola)

“Who controls the past, controls the future.Who controls the present, controls the past” (Eric Blair sob George Orwell)

E tenho dito. Agora so escrevo criticas de arte, literatura, gastronomia, ou ainda posso escrever os obituarios (ainda ta faltando alguem pra fazer isso ne?)...
Muitíssimo boas eleições,

Mary Fouleaux

Quem acredita na imprensa?

21 agosto, 2006
Quem aqui acredita de fato nos jornais e revistas que circulam em nosso país? Quem acha que eles informam de forma inescrupulosa, sem nenhum interesse financeiro ou político?

Antes de comentar isso, é bom lembrar que no Brasil poucas pessoas se dão ao trabalho de tocar em páginas de revistas e jornais o que gera duas conseqüências básicas:
1- Alcance de publico pequeno
2-Público elitisado

À primeira vista, um público elitisado não parece ser um problema. Mas é, e dos grandes. Isso quando se quer passar a idéia de isenção quando na verdade ela não existe.

A seguir, separo em tópicos, alguns dos problemas comuns que existem nas publicações da nossa Nação amiga. Nem todos os veículos se enquadram neles mas com certeza você vai se identificar com alguns mencionados.

Tendencionismo
Não precisa ser um Leitor-gênio para saber qual a “tendência” de um veículo. Sabe facilmente quais publicações são “anti-algo” ou “pró-aquilo”, principalmente quando se trata de partidos políticos. Os editores e redatores acham essa opinião um tanto exagerada, mas todo leitor sabe a “linha imaginária” por qual segue cada publicação.
Logo, uma opinião sobre um partido, cuja a publicação é conhecida como “fiel apoiadora”, ganha pouca credibilidade, do mesmo modo que uma critica se torna infundada quando diz respeito à um partido que a publicação claramente se opõe.
Enquanto a redação de cada publicação se acham donos da verdade, suas opiniões somente servem para atiçar aliados e irritar inimigos e isso vale tanto pra o governo como para a oposição já que todos tem seus fiéis representantes na banca de revistas mais próxima.

Desproporção entre erros e correções
Esse é um dos fatores que instigam a raiva de qualquer leitor e que, de certa forma, também derrubam a magnitude de qualquer publicação.
Há vários casos de publicações de artigos enormes e cheios de equívocos, com informações erradas e sem sentido e quando o erro “é notado”, rapidamente se usam de uma correção em uma pequena nota, quase imperceptível localizado em um canto da revista.
Eles acham que estão sendo inteligentes com esse tipo de manobra mas é claro que tem conseqüências negativas. Quem aprova o que está escrito finge que não viu erro algum e quem desaprova se decepciona com a correção resumida e incompleta. Credibilidade vai para o espaço.

Auto-bajulação
Isso também prova que as opiniões expressas dificilmente mostram a realidade. Principalmente quando os paus-mandados ficam puxando o saco do fundador. Mas é claro que os funcionários têm a obrigação de engraxar o sapato de seus chefes e isso reflete no que todos já sabemos. O troca-troca de elogios. Livros, CD’s e filmes de amigos sempre são tratados com destaque. É obvio que o leitor menos idiota sabe que o elogio é devido ao cara trabalhar na mesma impresa. Mas todos passam de olhos fechados e a credibilidade cai novamente.

Isolamento da informação
Esse fator é bem simples: As publicações desconsideram os concorrentes. Às vezes noticias que são verdadeiramente bombásticas não aparecem ou ganham menor destaque por ser um “furo” de uma outra publicação. No fim das contas, vira uma corrida pra ver quem pega a notícia primeiro e apenas os leitores são prejudicados, principalmente aqueles que não tem o costume de ler varias publicações. Fica mal informado ou até mesmo desinformado. E por falar em desinformação...

Desinformação
Um especialista em Direito, advogado ou juiz, provavelmente fica espantado ao pegar uma publicação e se deparar com “dá parecer” ou “autoridade co-autora”, isso só os erros mais imperceptíveis.
Cientistas também, seja qual área for, sempre se verifica os deslizes nas pequenas notas que mencionei mais acima nesse artigo.
Claro que há bons jornalistas, mas esses deslizes são fruto da pressa? Da necessidade de se entregar o material a tempo? Sabendo ou não disso, o prejudicado só são os leitores, que também tem que ler o próprio veiculo se ridicularizando quando corrige a si mesmo.

Logo...
Eles devem se livrar desses “pequenos problemas”. Não se pode sempre apostar na idiotice dos leitores.

E você? Acha que a imprensa escrita esta boa do jeito que está?

Por Thyagu Dizalenda.

Meu Mundo

Inaugurando as poesias aqui no Patinho...

Tem nada
Quer tudo?
Não... é que falta!
Falta?
Amor...
Falta?
É... falta muito... falta tudo!
Falta tudo, falta nada!
Nada, tudo...
Nada e tudo!
Não, não falta nada...
Nada é tudo!



J. K. Wasvuden

Fábulas para adultos - O Menino Elefante.

19 agosto, 2006
Era uma vez um jovem chamado Júlio. Ele sonhava em um dia poder voar como os pássaros e os morcegos. Todos os dias levantava-se cedo, ainda com o sol surgindo, para ver as pombinhas flutuando livremente pelo imenso céu avermelhado.

Um dia, quando já terminado os seus estudos - que fique bem claro - Júlio ligou a televisão para se entreter. Então a vida mudou. Júlio ouvira rapidamente na troca de canais - "Hipopótamos voam...".
"Como poderia ser?" pensou ele, "Nunca ouvira falar nisso... hipopótamos não voam". Mas hipopótamos voam, é o que a televisão dissera. "Que injusto, não só os pássaros e os morcegos voam, agora os hipopótamos também...nem asas o grotesco animal tem". Júlio ficou pasmo, como pudemos ver acima e chegou a conclusão de que se os hipopótamos, gordos e imensos e sem asas, podiam voar - por que ele não?
Pensou até a fadiga e teve uma inspiração repentina. Lembrou-se do dia que chegara em casa com muita fome, depois do futebol. Sua mãe ríspida com a barbárie gastronômica exclamou, "Pare menino! Tais comendo que nem um hipopótamo"... Comendo que nem um hipopótamo - comendo que nem um hipopótamo - que nem um hipopótamo.
Júlio desceu as escadas em velocidade de gazela, colheu todas as guloseimas da geladeira - seria assim que viraria um hipopótamo e voaria. Comeu em evolução tudo que encontrava, desde as verduras até as tortas salgadas. A voracidade perdurou e o tempo que não pára, fez com que a mãe do menino, Elizabete, chegasse do trabalho. Pôs a bolsa no corredor, arremessou o jaleco ao criado mudo e emudeceu. Olhando pelo portal da cozinha tremeu ao ver o monstro que atacara as tortas, massas, empadas, saladas e urtigas. Deixou um ar de espanto escapar em estalo pela boca escancarada e berrou "O que é isso Júlio! Estás a parecer um elefante!!".
Foi o suficiente. Júlio parou - percebera que fora longe demais - empolgado pela vontade de virar um hipopótamo e voar, passara do ponto, e agora, transformara-se em um elefante.

Depois de suportar a bronca de sua mãe, subiu pelas escadas sentindo-se pesado, gigante. Ao entrar no quarto, olhando no espelho percebera que realmente virara um elefante, e chorou. Chorou não por ter deixado a humanidade de lado, mas porque elefantes não..."voam sim!" - o espanto por não ter percebido as coisas antes foi tremendo, pulou da cama e comemorou - lembrara-se de Dumbo, o elefante de circo que voava - um elefante que voa.
Correu a buscar o casaco, que não lhe cabia no corpo gigante, desceu as escadas que rangiam e ameaçavam partir. Foi à locadora e alugou o bendito filme. Assistiu e, passo-a-passo, anotou a arte dumbonesca de aeronáutica. Decidira que não esperaria mais nem um segundo. Foi até o heliporto do seu prédio olhou lá de cima o lá em baixo e não pensou duas vezes. Saltou.
Durante a queda livre - que durou poucos segundos, mas que em sua mente durou algumas horas - tentou bater as orelhas, porém, percebera que não possuía tanto controle delas quanto imaginara - endureceu a tromba, mas ela era muito mole e isenta de articulações para o bendito mérito - tentou voltar para cima em verdadeiro desespero, no entanto, tarde demais.
No outro dia saiu em todos os jornais, "Júlio Dantas Farias e Souza, menino de apenas 14 anos, suicida-se ao pular da cobertura do prédio de 37 andares onde morava ele e sua mãe em São Paulo". Menino - Menino, homem - Homem.

**Moral Lógica da História**
-Júlio era esquizofrênico.
-Hipopótamos não voam.
-Somente pássaros e morcegos voam.
-Elefantes não voam, logo, ou dumbo não voava - dando méritos aos efeitos especiais do filme - ou ele não era um elefante.
-Dumbo não existe, ele é um desenho animado.
-Dumbo é um elefante.
-Elefantes não existem.
-Não assistam televisão.
-Homem é sempre homem, não importa o que ele coma.
-É impossível burlar as leis da natureza.

Por Galileu Fikaporay



Meu Caro Barão

15 agosto, 2006
Bom, na verdade eu vou colocar aqui a música Meu Caro Barão, do Chico Buarque. Pra quem não conhece, Chico Buarque escreveu um musical baseado num conto dos irmãos Grim, "Os Animais de Bremem". Um cachorro, um jumento, uma galinha e uma gata se rebelam contra seus patrões e fazem uma revolução contra a exploração que sofriam. Na verdade a histórias dos Saltimbancos serviu de pano de fundo pra Chico Buarque falar o que quisesse dos Barões da ditadura militar, e ninguém reclamava porque afinal, eram pessoas vestidas de bichinhos cantando musiquinhas fofas. Mas, com o perdão da palavra, ele bota pra lascar nos queridos presidentes. As músicas são perfeitas, na minha opinião, e eu me orgulho de ter sido uma das crianças que escutavam e se divertiam assistindo Os Saltimbancos Trapalhões.
Mas e os nossos barões de hoje em dia? Não são mais militares, são trabalhadores (ou não) que nem nossos pais, e em breve nós! São pessoas muito mais próximas, e que oprimem de forma muita mais silenciosa e meticulosa do que a repressão da ditadura. Às vezes me pergunto, como boa socialista, e o que a gente faz com quem quiser continuar capitalista? Conheço grupos que na boa matariam todos! Outros que só querem o poder pra mudar o lugar do oprimido. POr isso é que a meu ver a revolução tem que ser delicada, paciente e eficaz, tocando corações e mentes sobre aquilo que acreditamos. Não porque o que acreditamos seja a verdade absoluta, mas porque até que nos provem o contrário, acreditamos ser uma oportunidade melhor para todos e todas. Em tempos de eleição... vamos pensar nos nossos caros barões!!! E lembrem-se, voto não tem preço, tem conseqüências!!! Enfim, a música:

Onde quer que esteja, meu caro Barão
São Brás o proteja, o santo dos ladrão
Tava na faxina do seu caminhão
Vi essa maquina de escrever no chão
Escovei a nega, lavei com sabão
Deu uma cocega, nos calo da mão
Pronto, ponto, tracinho, tração
Linha, margem, meu caro Ba...
Vire a pagina, continuação
Ai, essa maquina tá que tá que é bão
Como eu lhe dizia, meu caro Barão
A sua ausencia é uma sensação
O circo lotado, cidade e sertão
Domingo, sabado, inverno e verão
Pronto, ponto de exclamação
Linha, margem, meu caro Barão
Tem gargalhada, tem sim senhor
Tem muita estrada, tem muita dor
Venha, Excelência nos visitar
Estamos sempre noutro lugar
Dizem que virgula, aspas, travessão
Coisa ridicula, dizem que o Barão
Que o Barão, meu caro, tinha a faca, o pão
O queijo e os passaros voando e na mão
Pois eu tenho ouvido que o pobretão tá magro, palido sem ocupação
Pronto ponto de interrogação
Linha, margem, meu caro Barão
Venha, Excelência nos visitar
A casa é sempre de quem chegar
Se a senhoria vem pra ficar basta algum dia se preparar
Pra rodar com a gente, pra fazer serão
Pra ficar contente, comer macarrão
Pra pregar sarrafo, pra lavar leão
Pra datilografo, bilheteiro, não
Pra fazer faxina nesse caminhão
Cuidar da maquina e não ser mais Barão
Linha, margem, etcétera e tal
Pronto, ponto e ponto final.

E pra terminar com Che Guevara:
"Correndo o risco de parecer ridículo, deixem-me dizer-lhes que o verdadeiro revolucionário é guiado por grandes sentimentos de amor"

J. K. Wasvuden

Novo visual

Vim me explanar apenas para notificar oficialmente o abandono do visual provisório do site e a adoção deste que vocês podem ver agora. Para quem quiser falar conosco, agora temos um e-mail oficial, basta clicar em "Fale conosco" acima. Espero que gostem do novo visual, sugestões e críticas serão muito bem vindas.

Por Thyagu Dizalenda.

O famoso...quem mesmo?

14 agosto, 2006


por Benjamim Salgado.

Por que o Frango Atravessou a Estrada?

Bem, como havia tempo que não postava nada, resolvi colocar meus estudos sobre como uma simples pergunta pode ter várias diferentes respostas... Afinal, por que o frango atravessou a rua?

PROFESSORA PRIMÁRIA -Porque o frango queria chegar ao outro lado da estrada.

CRIANÇA -Porque sim.

PLATÃO -Porque buscava alcançar o Bem.

BUDA - Para encontrar a si próprio.

ARISTÓTELES -É da natureza do frango cruzar a estrada.

MARX -O atual estágio das forças produtivas exigia uma nova classe de frangos, capazes de cruzar a estrada.

MARTIN LUTHER KING -Eu tive um sonho. Vi um mundo no qual todos os frangos serão livres para cruzar a estrada sem que sejam questionados seus motivos.

FREUD -A preocupação com o fato de o frango ter cruzado a estrada é um sintoma de conflito de identidade e insegurança sexual.

DARWIN -Ao longo de grandes períodos de tempo, os frangos têm sido selecionados naturalmente, de modo que, agora, têm uma predisposição genética para cruzar estradas.

EINSTEIN -Se o frango cruzou a estrada ou a estrada se moveu sob o frango, depende do ponto de vista. Tudo é relativo.

MACONHEIRO -Foi uma viagem...

HELOISA HELENA -A culpa é das elites estelionatárias, caucasianas e aristocráticas que usurpam a população de frangos e mostra a sua capacidade de luta em defesa dos seus direitos.

SEVERINO CAVALCANTI -Desafio alguém que possa provar que o frango atravessou a estrada...É mentira... É tudo mentira.

ZECA PAGODINHO -Porque do outro lado da rua tinha uma Brahma gelada.

CAPITÃO KIRK, o da ENTERPRISE -Para ir onde nenhum frango jamais esteve antes.

FEMINISTAS -Para humilhar a franga, num gesto exibicionista, tipicamente machista, tentando, além disso, convencê-la de que, enquanto franga, jamais terá habilidade suficiente para cruzar a estrada.

DATENA -É uma pouca vergonha... Uma Barbaridade... Põe no ar... Põe no ar aí as imagens do frango atravessando a estrada.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO -Por que ele atravessou a estrada, não vem ao caso. O importante é que, com o Plano Real, o povo passou a comer mais frango.

PAULO MALUF -O meu governo foi o que construiu mais passarelas para frangos. Quando for eleito novamente vou construir galinheiros deste lado para o frango não ter mais que atravessar a estrada.

CAETANO VELOSO -O frango é puro, é lindo, uma coisa assim pura. Ele atravessou, atravessa e atravessará a estrada porque Narciso, filho de D. Canô, quisera comê-lo... ou não!

E PARA FINALIZAR...

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA - Purque queria se juntá aus ôtro companhero mamífero.

Por Thyagu Dizalenda (com a promessa de publicar algo mais sério da próxima vez "hehehe")

Denúncia Dantesca!

13 agosto, 2006
Queria deixar aqui, em nome dos membros e do próprio patinho amarelo em borracha, deixar um grande parabéns para os pais do mundo e os nossos. Os quais sofrem 365 dias por ano comprando coisas e pagando nossas contas, e tem hoje como dia de recolhimento dos impostos; que as vezes é pago, honestamente, por eles mesmos para que não fique o rombo na receita do coração (puramente capitalista, vamos dizer assim).
Porém, vim com o intuito de fazer acusações caluniosas sobre a corrupção sanguessuga que vem acontecendo a pouco mais de quarenta anos, neste dia e em outros dias de arrecadação de impostos básicos; dia do amigo, dia do namorado, dia da mãe, pascóa e amigo-secreto. Apesar dos dados não oferecerem estatisticas em relação às pessoas financeiramente independentes dos pais, estas estatisticas, entretanto, informam dados conclusivos e dramáticos sobre o superfaturamente de receitas nos dias comemorativos por parte de crianças e jovens dependentes da casa, comida, roupa lavada e verbas públicos semanais ou mensais da familia parental primária (Pais).
"Os meus filhos, Raquel e Davi [Nomes ficticios] disseram que iriam comprar um presente para mim na Sexta-feira e pediram R$150(cento e cinqüenta reais). Quando voltaram no domingo trouxeram-me uma carteira, a qual, eu tinha visto em uma loja em Porto de Galinhas e que custava R$25 reais", conta-nos seu Francisco, pai de Suzana e Victor [Nomes reais], "O pior é que na terça-feira seguinte pediram R$50 (cinqüenta reais) para saldar uma divida que fizeram no final de semana". Nosso entrevistador ainda perguntou se por acaso o pai já desconfiava de alguma lavagem e/ou superfaturamento", o entrevistado disse que não sabia de nada.
Esta é uma triste, porém, comum realidade. Assim como seu Francisco muitos outros pais e mães e até avós e tias, sofrem este tipo de lavagem de dinheiro.
O Patinho Amarelo ficará atento as apurações das investigações federais dos "pentelhos" e assim que sair os nomes dos acusados, faremos uma lista anexa para que pais e mães possam cortar a mesada, assim, livrando o Brasil destes filhos corruptos...Enquanto isto, pais e parentes do Brasil, fiquem atentos, em casos de suspeitas de corrupção familiar, denunciem!

No mais, Feliz dia dos pais!


Por Galileu Fikaporay

Aula de inglês - Aprenda inglês num piscar de olhos, parte 1

12 agosto, 2006
A melhor forma de aprender inglês, é tendo contato com filmes na língua. Por isso, aqui vai uma aulinha grátis pra você ver como funciona a coisa.

1.The Godfather:
The - Poderoso
Godfather - Chefão

2. Gothika: Na companhia do Medo
* Aparentemente algumas palavras por si só significam uma expressão toda.

3. The Green Mile:
The - À Espera*
Green - de um
Mile - Milagre
* A palavra The pode ter vários significados

4. Ocean's Eleven:
Ocean's - Onze Homens e
Eleven - um segredo

5. Home Alone
Home - Esqueceram
Alone - de mim

6. The Shawshank Redemption
The - Um
Shawshank - Sonho
Redeptiom - de liberdade

7. Cable Man
Cable - O
Man - Pentelho

8. Scream - Pânico

9. Scary Movie
Scary - Todo mundo
Movie - em pânico*
* note que a expressão "em pânico" é diferente da palavra "pânico".

10. Charlie's Angels
Charlie's - As
Angels - Panteras

11. Serendipity: Escrito nas Estrelas

12. The Brake-up
The - Separado(s)
Brake-up - pelo casamento*
* Esta é uma palavra composta

Fácil, né? Vamos ver se você já consegue sozinho. Aqui vai um exerciciozinho, abaixo seguem as respostas, mas antes tente fazer sem colar!
--> Traduza as frases a seguir para o inglês.
1. Todo mundo à espera de mim, o chefão.
2. Pânico! Esqueceram pentelho na companhia do medo.
3. Onze homens e panteras em pânico pelo casamento.
4. Esqueceram o poderoso milagre de liberdade escrito nas estrelas.
5. De um sonho, um segredo separado.













1. Scary the alone, godfather.
2. Scream! Home man gothika.
3. Ocean's angels movie brake-up.
4. Home cable the mile redemption serendipity.
5. Green Shawshank, eleven the.


P.S: To devendo ainda o artigo sobre o debate... mas uma jornalista infâme tem que estudar também... então depois mando!

J. K. Wasvuden

Números das pesquisas CNT/Sensus e Datafolha

09 agosto, 2006

Lula CNT/SENSUS 47,9% - DATAFOLHA 47%
Alckmin CNT/SENSUS 19,7% - DATAFOLHA 24%
Heloísa Helena CNT/SENSUS 9,3% - DATAFOLHA 12%
Cristovam Buarque CNT/SENSUS 0,6% - DATAFOLHA 1%

por Benjamim Salgado.

Debate dos Candidatos a Governador na UFPE...Rápida..

"Hoje quatro candidatos ao governo do estado de Pernambuco compareceram ao debate organizado pelo DCE-UFPE. O candidato da frente petista, Humberto Costa, falou sobre as necessidades do trabalhador do campo e sobre a reforma agrária. Já o candidato Eduardo Campos debateu sobre o grande problema da violência no nosso estado. O candidato do P-Sol Edílson falou sobre a falta de professores nos colégios públicos e a candidata Kátia Telles...também esteve lá".

O Patinho amarelo esteve presente no debate com a representação de três borrachudos camaradas; Galileu F., J.K.Wasvuden e Mary F.
Vamos cobrir o acontecimento com toda a atenção. Em breve, mais detalhadamente, entrará no ar o artigo da Srª. J.K.Wasvuden....Aguardem.

Por Galileu Fikaporay.

Agora há pouco no JN, Heloísa "Faustão" Helena!

08 agosto, 2006


por Benjamim Salgado.

Rapidinha do Galileu....

"A principal diferença entre os nossos inimigos, o Hezbollah, e o nosso exército é que quando matamos algum inocente, assumimos o erro e pedimos desculpas."
Pena que os mortos, os psicológicamente e fisicamente multilados e os orfãos no Líbano, infelizmente, não possuem televisão hoje em dia para receber esse caridoso pedido, e assim, quem sabe, aceitá-los com humildade e carinho.
Pobres infelizes sem televisão...

Desemprego no Brasil.

Manhã de domingo.
Folha de classificados do seu jornal preferido.

"Aristeu - Sou evangélico honesto
Com atestado recente de bons antecedentes e demais documentos, nome limpo em todas as repartições.
Faço limpeza, consertos e regulagem em fogões residencial e industrial de todas as marcas. Desamaço panelas.
Pinto portões e tudo que é fabricado em ferro e madeira.
Faço polimento em automóveis com pasta especial e cera granpix.
Passo a noite em fila, guardo única vaga, pego senha, marco consulta, passaporte ministério da fazenda, INSS, ipisengue.
Aceito trabalhar de motorista (categoria "AD") com 30 anos de habilitação e experiência.
Pretendo cazar com mulher totalmente livre e não fumante.
Obrigado pela preferência!
Aristeu Carlos Dias, 55 anos"

Por Thyagu Dizalenda..

O ato do pato puto: capítulo 1

Lá estava, gazeando aula de física (isso está encrustado na minha personalidade.. ), sentada num banco comendo uma barrinha de cereal dolorosa (nunca comprem "damasco com chocolate") enquanto a beleza da democracia e das ações políticas estava se contorcendo na cova com a incrível eleição monopartidária, isso mesmo, MONO= 1, do queridíssimo DA do meu curso. O voto não é obrigatório, mas as ameaças estão postas na mesa. O desespero é evidente: urnas no saguão do prédio pra ninguém fugir. E o risco: Fechar o DA.
Minutos antes disso, recebi um emêio falando sobre a legitimidade da ação, (praticamente pacifista, dado o genocídio de judeus que anda acontecendo, segundo o tal emêio) , de Israel sobre o Líbano.
Há quem diga que os islâmicos devem ser eliminados. Há quem diga que os americanos precisam ser eliminados. Há quem chame os EUA de democracia, há quem chame o ato eleitoral do DA de democracia. Há até quem chame pacifismo de tirania. Particularmente, eu não quero eliminar ninguém, votarei em branco pro DA e acabou-se, e finalmente, há quem chame querer apenas isso de covardia, ou ainda romantismo.
E os cachorros se divertem sob o luar...
(continua no próximo episódio, quando eu estiver menos cansada desse contexto tão deprimente do mundo)

Fazendo jus aos reconhecimentos, a versão globalizada virá em breve. ( agora não tenho tempo, mas amanhã se possível, estará aqui)

Sobre os novos postadores/correspondentes, as novas mentes do pato, são muito bem vindas suas contribuições. Inclusive, estou muito satisfeita com a presença feminina se intensificando, ainda por cima com tamanho potencial. Tenho certeza que o patinho amarelo vai ser a febre cultural do século 21.

Saudações xanto-latexico-avícolas.
Mary Fouleaux

Enquanto isso no Palácio do Planalto...

06 agosto, 2006


por Benjamim Salgado.

Saudações libertárias!!!!
Apresento-me como nova contribuidora deste meio de comunicação que vem para revolucionar, silenciosamente, porém não sem gritar nos ouvidos que não querem ouví-lo!
Lembro da frase célebre de Millor Fernandes, ao comentar sobre o Pasquim no seu início... "O Pasquim não é independente, se for independente, não passa de três meses. Se passar de três meses, é porque não é independente!" (e não é que o Pasquim durou mais de 10 anos... confirma aí Galileu!) Penso que ela nos serve de inspiração para este projeto ilustre, e quem sabe um dia não instalamos de vez o Patixismo no mundo, independentes, revolucionários... e em nome do patinho amarelo!!!


Viva La Revolución Patixista!!!!

By: J. K. Wasvuden

05 agosto, 2006
Antes mesmo que eu me escalasse para fazer parte do O patinho amarelo, Galileu F. me fez o convite para participar desse honorável e não menos formoso blog – ou seria blogger? A verdade é que me considero mais um contribuidor do que propriamente um componente deste, visto que desconheço os demais companheiros Mary F. e Thyagu D.
Espero poder produzir à altura dos meus colegas e enrijecer, pungentemente, a sociopolítica e a dinâmica sarcástica do patinho.

Agradeço desde já o convite.
por Benjamim Salgado.

Manifesto Patixista ou Ensaio da Interpretação da Lógica Patixista

04 agosto, 2006
Por Galileu Fikaporay

Artº1. O Patinho Amarelo odeia quem não tem senso de humor e não sabe sorrir diante do mundo que se revela, às vezes, portador de um humor negro desagradável. Porém o Patinho odeia também os que riem demais; nem tudo é motivo de chacota.

Artº2. O Patinho Amarelo não é oprimido, por mais que apertem, por mais que ele faça "fii", este volta ao normal e continua a nadar livremente na banheira.

Artº3. O Patinho Amarelo não suporta falsa moral, nem falsa ética, nem falsa humildade.
§.1.Ele é pernóstico, sádico e sarcástico.
§.2.Ele é amoral diante do imoral, ele é antiético dentro da ética do Estado, ele é desobediente às regras da sociedade conservadora e mediocre (e culturalmente desacostumados ao uso das banheiras, atrapalhando a disseminação do patinho amarelo de borracha e suas filosofia pós-moderna, pelo território Brasileiro).

Artº4. O Patinho Amarelo é a própria revolução, a própria história, o próprio povo.

Artº5. O Patinho não segue preceitos religiosos, não segue propostas conservadoras de familia, respeito e muito menos, trabalha pelas hipocrisias, ditas, consciência social.
Parágrafo único.Ele é um ser social que luta pela revelação dos fatos de acordo com sua realidade e sua abstração.

Artº6. O Patinho é revelador, cômico, desbocado, infâme, irônico e cruel, se os fatos necessitarem que ele o seja.
Parágrafo único. Mas o Patinho pode ser leve, agradável, "fofo" e sútil. Através disto, explica-se a amoralidade inerente ao borrachudo camarada.

Artº7. O Patinho Amarelo não tem como principio a informação imparcial.
Parágrafo único. Não se diz alienador e é contra alienante, entretanto, trabalha para mostrar um lado da moeda.

Artº8. O Patinho Amarelo;
I -Entretem.
II - Informa.
III - Produz cultura.
IV - Personaliza.
V - Modifica.
Com uma dose de humor e uma necessidade de esperteza por parte do leitor.

Artº9. O Patinho Amarelo é único e real.

Seres pensantes e com senso de humor. Uni-vos!


Em breve, estaremos publicando as diretrizes gerais do "O Patinho Amarelo", lá sim, estaremos definindo as ideias que moveram este "algo" a frente.
A todos! Até breve..

02 agosto, 2006
O "Novo Pasquim",
como diria nosso caríssimo colaborador-editor, T. Dizalenda... E eu convidada a fazer parte desta obra revolucinária chamada O PATINHO AMARELO ( óbvio que não seria necessário colocar em maiúsculas para destacar a grandiosidade desse título).

Pois eis que, honrada, apresento-me ao serviço:

a) Porque quando 7 patinhos saem pra passear, sempre retornam apenas 6, e assim sucessivamente menos um. Moral da história: há sempre um patinho desvirtuador dos outros patinhos.
(E, duvido que quem quer que esteja lendo isso agora, não tenha imaginado logo de cara patinhos na cor amarela, ou um só que seja amarelo.)
b) Porque o patinho feio só era feio porque não era amarelo.
c) Porque eu nunca vi um pato amarelo, o que dá todo um tom lírico ao mascote.
d) Porque eu nunca tive um patinho de borracha, assim, ficou sempre a lacuna desse blog na banheira da minha vida, e agora os banhos serão sempre mais divertidos.

Sendo assim, espero poder produzir coisas em breve para o deleite de todos os patinhos multicoloridos do mundo (inclusive os furta-cor). Trabalho encerrado, Boa noite.

(As a gift to globalization):

The "new Pasquim",
would say our dear T.Dizalenda... And I was invited to join this revolutionary workmanship called O PATINHO AMARELO (the yellow duckie) (obviously, it was not essential to put it in big letters, to show the magnitude of this title)
Then, flattered, I'm presenting myself to service:
a) Because when seven litlle ducks go walk around, only six are coming back, and successively one less, in fact: There's always a corruptor duckie. (and I bet anyone that is reading this now figured out the ducks in the yellow color, or at least one of them)
b) Because the Ugly duck was ugly just because it wasn't yellow.
c) Because I've never seen an yellow duck, and it gives a liric tone to him.
d) Because I did never have a rubber litlle duck, and there were always this empty space to this blog in the bathtub of my life, and now each bath is getting more funny.

So, this way I hope I can make up things, soon, to the joy of evry single multicolored duckie of Earth (including the "steal colored". Work done today, Good night to u.

[]'s

Mary Fouleaux

01 agosto, 2006
Coube a mim então explicar o simbolismo e o sentido por trás do nome do nosso querido cantinho ou site preferido de todos, como preferirem. Na verdade o nome veio da imagem ridícula de exibição do msn. Mas que tem sentido, tem.
O patinho simboliza o simples, simboliza o cotidiano de um objeto usado, mas que nem sempre pensa-se sobre sua verdadeira função. Afinal, depois da roda, o patinho de borracha sem dúvida foi a melhor invenção do homem (juntamente com a pipoca de microondas). Eu arriscaria dizer que a infância, como é conhecida hoje em dia, nada seria sem esse fabuloso utensílio e...
Bem.
Na verdade o nome foi decidido em uma noite mal durmida (não durmida, pra falar a verdade) na qual estavamos todos bêbados de sono e rindo até dos mosquitos que passavam. Talvez esse seja o motivo principal dessa escolha. Inventamos um sentido apropriado depois que a estabilidade emocional voltou. Mas a origem do nome contraria a ideia do blog, que já corria por nossas mentes a muito tempo. O que não ocorria, em nossas mentes, é que ele receberia 2363 visitas em apenas dois dias de nascimento, mas isso é consequência das bobalheiras alheias e do fato de se poder encontrar de tudo no google, inclusive a data de nascimento de Adão.

Esse artigo introdutório e explicativo obviamente é como um hino. Espero que nossos visitantes o recitem toda vez que entrarem aqui, de preferencia em mais de uma língua..

por Thyagu Dizalenda

obs: Esses nomes são pseudônimos. Por favor não pensem que nossas mães nos fariam sofrer assim.